Alerta laranja: Inmet dispara alerta para tempestades no Brasil
- Roberto Braga
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
A cidade de São Paulo foi incluída na lista de municípios afetados, no decorrer do dia o instituto alterou a validade do aviso para diversas regiões do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades para Estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País para esta sexta-feira, 11. Ao longo do dia, a cidade de São Paulo também foi incluída na lista.
Alerta laranja
Conforme o órgão, há risco para chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também existe possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Em um trecho do alerta laranja que inclui o Rio Grande do Sul, o aviso é válido até as 18 horas desta sexta-feira. No recorte que pega Paraná e Santa Catarina, o aviso vai até 22 horas também desta sexta-feira.
Já em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a validade passou para meio-dia de sábado, 12, feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida. Os avisos podem ser atualizados pelo instituto.
Entre as áreas afetadas pelo alerta laranja estão cidades dos seguintes Estados:
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Goiás
Minas Gerais
São Paulo
Rio de Janeiro
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Entre os municípios com alerta laranja para tempestades em São Paulo estão também:
Araçatuba
Araraquara
Bauru
Campinas
Ribeirão Preto
São Carlos
São José do Rio Preto
São Paulo
Cidadade de São Paulo
A passagem de frente fria vai reduzir as temperaturas e trazer chuva para a capital paulista, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Depois de dias quentes, o dia anterior, quinta-feira, 10, e esta sexta-feira amanheceram com dia encoberto e garoa.
Para esta sexta-feira, com a propagação da frente fria, o tempo mudará entre o período da tarde e da noite. Há previsão de chuva com intensidade moderada a forte e potencial para formação de alagamentos. As rajadas de vento podem alcançar 60 Km/h. Ao longo do dia, a capital entrou na lista para tempestades do Inmet.
Veja a seguir algumas recomendações importantes:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Comentários